Aneurisma de Aorta Abdominal

As artérias são os vasos sanguíneos responsáveis por conduzir o sangue bombeado pelo coração para os diversos órgãos e tecidos do corpo.

A aorta, com sua origem diretamente no ventrículo cardíaco esquerdo, é a artéria de maior diâmetro no corpo, e percorre um longo trajeto através do tórax e abdome, originando os ramos que irão irrigar todos os órgãos vitais para o ser humano.

O aneurisma de aorta é uma condição patológica causada por uma dilatação anormal na parede arterial, a qual é de caráter progressivo, e pode ter relação com alguns fatores de risco, como o tabagismo e condições hereditárias.

Normalmente, não há manifestação de sintomas, sendo o diagnóstico realizado na maioria das vezes por exames de imagem solicitados por outros motivos.

Para melhor avaliação das características do aneurisma, a angiotomografia computadorizada de abdome é o exame mais adequado, permitindo ao cirurgião vascular aferir as medidas pertinentes, além de observar os principais detalhes para um melhor planejamento terapêutico.

O objetivo do tratamento cirúrgico do aneurisma de aorta é sempre a prevenção da mais temida complicação desta doença – a ruptura. Este evento é de altíssima gravidade, podendo levar ao óbito em minutos ou horas após seu acontecimento.

Tratamento

Existem duas formas de tratarmos o aneurisma de aorta atualmente, pela técnica endovascular ou pela técnica convencional.

A primeira consiste no implante de dispositivos conhecidos como endopróteses de aorta, os quais funcionam como um revestimento, evitando assim que o aneurisma continue recebendo fluxo sanguíneo e seja exposto à pressão arterial. Com isso, há a sua exclusão da circulação, e portanto, impede-se o seu crescimento e ruptura.

A técnica convencional demanda uma longa incisão abdominal, para reparo direto da aorta, substituindo-se a porção com o aneurisma por uma prótese sintética.

Ambas as cirurgias são de alta complexidade, exigindo planejamento e grande perícia da equipe cirúrgica e anestésica.