Trombose venosa profunda – o que é?

Para compreendermos o que significa esta doença, tão comum nos noticiários, precisamos primeiro entender alguns conceitos!

Para iniciar, o que significa trombose? Este termo representa uma condição patológica na circulação, na qual há a mudança no estado fluido do sangue, para o não fluido, no espaço intravascular, ou seja, dentro dos vasos sanguíneos.

Essa mudança ocorre naturalmente quando, por exemplo, nos cortamos e o sangue que é extravasado coagula – uma medida natural de proteção do corpo humano para interromper o sangramento. Porém, quando esse processo ocorre com o sangue circulante, no interior das veias e artérias, consideramos como uma anormalidade nos mecanismos de fluidez , configurando a trombose.

Como o acometimento se dá tanto em artérias quanto em veias, intuitivamente podemos afirmar que a trombose venosa ocorre neste tipo de vaso sanguíneo, sendo que quando atingem as veias das pernas, especificamos se o acometimento é do sistema venoso superficial ou profundo. Sendo assim,  na trombose venosa profunda temos o comprometimento das veias do sistema profundo, como femorais, popliteas (atrás do joelho) e tibiais.

Muitos pacientes, ao serem diagnosticados com trombose venosa profunda, perguntam o motivo da sua doença. Sabemos que existem 3 grandes grupos de causas para a TVP, descritos há mais de 150 anos por um famoso patologista alemão chamado Rudolf Virchow.

Como a manutenção do estado de fluidez sanguínea se dá por uma complexa interação entre o interior da parede dos vasos sanguíneos e o sangue propriamente dito, Virchow relatou que para ocorrer a trombose é necessária a presença de:

(1) Diminuição na velocidade do fluxo de sangue no interior dos vasos,
(2) perda da integridade no revestimento interno dos vasos sanguíneos e
(3) alterações genéticas que estimulem a coagulação anormal.

Todas essas condições, isoladas ou em conjunto, causam um desequilíbrio nos mecanismos de proteção natural contra trombose, levando o processo de coagulação a ocorrer no interior dos vasos sanguíneos.

No próximo post, explicarei quais são os sintomas e como descobrir se você ou qualquer outro paciente apresentam trombose venosa profunda!